Um incêndio atingiu hoje uma casa de repouso em São Mateus, na zona leste de São Paulo, e deixou seis pessoas mortas e duas feridas, uma delas em estado grave. As chamas começaram durante a madrugada, mas o Corpo de Bombeiros só foi acionado por volta das 7h20, quando o fogo já estava extinto.
De acordo com a PM (Polícia Militar), o local se chama “Lar da Vovó”. O capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que a casa que funcionava como asilo não tinha alvará de funcionamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em um dos quartos onde estava um idoso, que morreu carbonizado. As outras cinco vítimas entre elas, uma cuidadora morreram em decorrência da inalação da fumaça em outros cômodos do imóvel.
Os bombeiros informaram que cinco vítimas foram encontradas em rigidez cadavérica, o que pode indicar que a morte havia ocorrido há algum tempo, sem especificar quanto. Ainda não há informações sobre a identidade dos mortos.
Segundo Elias, “tudo leva a crer que o fogo se extinguiu sozinho, após a queima de todo o material”. O caso só veio à tona após a chegada de uma cuidadora na manhã de hoje. Ela notificou os proprietários, que entraram em contato com os bombeiros. Como o fogo não se alastrou pelo imóvel, os vizinhos não perceberam que havia ocorrido um incêndio ali.
Duas idosas sobreviveram e foram levadas ao pronto-socorro de Sapopemba, também na zona leste da capital paulista, após inalarem fumaça. Uma delas está em estado grave.
‘Casa comum’. O capitão do Corpo de Bombeiros Aaran Barbosa disse que o sobrado onde funciona a casa de repouso é uma “casa comum”, sem qualquer tipo de regularização. “São cômodos normais, com mobília, com acabamento e revestimento de uma casa comum. Ele vem sendo utilizado como cuidado de idosos, porém não há nenhum tipo de processo de regularização para essa ocupação junto ao Corpo de Bombeiros, tampouco uma emissão de um auto de vistoria do Corpo de Bombeiros para essa ocupação na edificação”, declarou à imprensa.
á se sabe o que causou o incêndio? É desconhecida a causa do incêndio. O caso está sob investigação do 49º DP (São Mateus). O UOL procurou a SSP (Secretaria de Segurança Pública) e aguarda retorno. Após a retirada dos corpos feita pelo IML (Instituto Médico Legal), policiais militares e bombeiros conversaram com os parentes de uma idosa de 82 anos, que estava apenas há três meses no local.
Os familiares foram para a delegacia, de acordo devem confirmar o óbito, já que as famílias das sobreviventes foram notificadas anteriormente.
Policiais Militares da cidade de Santa Rita do Passa Quatro durante patrulhamento preventivo avistaram um…
Inscrições vão até 07/04 e devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br, endereço reúne todas as…
Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…
Apenas 20% das crianças com câncer se curam em países da América Latina e do…
Inscrições para o concurso público da USP devem ser realizadas no site da Fuvest a…
Secretaria de Cultura e Economia Criativa estabelece prazo até 11 de fevereiro para solicitações; blocos…