No frio, o corpo fica mais sensível e dores crônicas tendem a serem sentidas com maior intensidade nessa época. Por isso, fisioterapeuta indica quatro formas simples de aliviar esses sintomas.
A estação mais fria do ano começa na sexta-feira e muitos de nós já estamos sentindo os efeitos das temperaturas mais baixas em nosso corpo, mas será mesmo que sentimos mais dores no frio?
Pesquisas recentes da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) e do Centro de Gerenciamento da Dor no Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA), mostram que 67% dos entrevistados relatam sentir mais dor com a queda repentina das temperaturas. Embora não haja uma comprovação científica definitiva, muitos profissionais de saúde acreditam na ligação entre dor e frio porque, em baixas temperaturas, nosso corpo fica mais sensível.
De acordo com a fisioterapeuta especialista em membros inferiores e Diretora Clínica do Instituto Trata, Raquel Silvério, o frio não afeta apenas aqueles com doenças crônicas. “Nossa circulação se concentra nas regiões internas do corpo, como coração, cérebro e rins, deixando áreas periféricas, como musculatura e pele, com menos circulação. Isso estimula nossas terminações nervosas, resultando em dor”, explica. “As articulações, que possuem barorreceptores sensíveis às mudanças de pressão, também são afetadas”, completa.
Para evitar as dores nas pernas durante o inverno, a fisioterapeuta indica alguns hábitos comuns:
Se as dores persistirem ou aumentarem, procure um médico ou fisioterapeuta especializado para realizar os exames necessários e receber o tratamento adequado. Cuidar do seu corpo durante o inverno é essencial para evitar desconfortos e manter-se saudável.
Fonte:Publika aí Comunicação
Mudanças na superfície, na cor, na espessura e na textura podem sugerir falta de vitaminas,…
🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…
Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…
Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…
Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…
O programa UniversalizaSP recebeu a adesão de 16 prefeituras da região Central do estado de…