Notícias Gerais

Jovem eleitor: estudantes podem tirar o título nas férias e garantir direito ao voto

Cartórios eleitorais estão abertos em janeiro para a emissão do documento de forma gratuita; cerca de 12 mil jovens de 15 a 17 anos solicitaram o título no estado de São Paulo desde a reabertura do cadastro

Janeiro é sinônimo de descanso e férias para a maioria dos estudantes, mas também pode ser uma oportunidade para tirar o título e garantir o direito ao voto na próxima eleição. Neste mês, todos os cartórios eleitorais do estado estão abertos ao público, das 13h às 17h, para a emissão do documento. Jovens a partir dos 15 anos podem solicitar o título, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. 

Desde a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de novembro passado, até o início deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou no estado mais de 180 mil atendimentos a eleitores, sendo 66 mil alistamentos, que é a emissão do título eleitoral pela primeira vez. Cerca de 12 mil desses documentos corresponderam a solicitações feitas por jovens de 15 a 17 anos, 18% do total. 

O TRE-SP orienta o comparecimento presencial a uma unidade cartorária para a emissão do título devido à necessidade de coleta biométrica. O procedimento inclui a captura das digitais, utilizadas pelo eleitor para liberar a urna eletrônica no dia da votação. Antes de buscar um cartório, é necessário fazer um prévio agendamento para escolher data e horário para atendimento presencial. 

No momento do comparecimento ao cartório, é preciso apresentar um documento de identificação, como o RG, a carteira de trabalho ou o passaporte, e um comprovante de residência recente em nome do solicitante ou de seus pais. São aceitos, entre outros, contas de luz, água ou telefone. Concluído o procedimento com sucesso, o título impresso poderá ser entregue ao solicitante. Posteriormente, o documento também pode ser baixado pelo aplicativo e-Título

Dos 34,37 milhões de eleitoras e eleitores registrados no estado, mais de 140 mil têm 17 anos ou menos. Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Ao completar 18 anos, se não tiver o título, a pessoa pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte e CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.


Mais informações: imprensa@tre-sp.jus.br

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e…

2 horas ago

La Fornalha Pizzaria 20/04/2025

A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…

2 horas ago

Tulha Bar 20/04/2025

Tulha Bar é um ambiente alegre e descontraído para momentos de lazer. Ideal para se…

3 horas ago

Faleceu dia 20/04/2025 – O Sr. José Roberto da Silva (Nêgo)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. José Roberto da Silva (Nêgo), aos 67 anos,…

3 horas ago

Comemoração Especial Marca os 70 Anos de Dona Terezinha

Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…

24 horas ago

Lanchonete Dogs.com 19/04/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

1 dia ago