Notícias

Maio Amarelo: taxa de mortalidade no trânsito aumentou 2,3% no último ano no Brasil

Thiago Michelasi comenta sobre perda de amigo próximo devido aos acidentes de trânsito no país

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, um movimento global que visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Neste ano, a campanha chega à sua 11ª edição com o tema “Paz no trânsito começa por você”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, foram registradas 34 mil mortes no trânsito brasileiro, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Além disso, foram contabilizadas 212 mil internações, gerando um custo total de R$350 milhões para o setor hospitalar.

Thiago Michelasi, jornalista e apresentador do Tô Na Fama do RedeTV, recentemente perdeu um amigo próximo em decorrência de um acidente de trânsito. Gabriel Henrique Borges foi um repórter e influenciador do veículo e faleceu no dia 7 de maio, quando caiu de uma moto e foi atingido na Rodovia Anhanguera: “A gente tem muitas mortes no trânsito, em nossas ruas, vias e estradas. O Brasil, infelizmente, vem sendo um dos países com mais acidentes do mundo” , afirma o jornalista Thiago Michelasi.

Juntamente com a família de Gabriel Henrique, Michelasi tem como projeto futuro incluir dentro do Beleza do Bem (projeto social desenvolvido pelo jornalista) conscientização de acidentes de trânsito não somente no mês de maio, mas sim o ano inteiro, em homenagem ao amigo que faleceu: “Acidentes como esse acontecem diariamente, e por isso devemos conscientizarmos não só em maio, mas sim todos os meses do ano”, comenta Thiago Michelasi.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil são um conjunto de fatores, como falta de atenção, desobediência à sinalização, velocidades incompatíveis à via e ingestão de álcool.

Algumas formas de prevenção para acidentes de trânsito é respeitar os limites de velocidade e as sinalizações de trânsito, manter atenção devida e evitar distrações, e principalmente, realizar regularmente manutenção dos veículos para garantir a segurança, não somente do indivíduo mas também de todos.

Ao adotar essas medidas simples, cada indivíduo pode contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. O Maio Amarelo é uma oportunidade de refletir sobre nossas atitudes no trânsito e adotar comportamentos mais seguros.

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser feito com imunizante injetável Em 2025, crianças…

48 minutos ago

Verão: Pesquisa aponta como proteger a visão de crianças

 Estudo comprova que crianças devem expor os olhos ao sol por 2 horas/dia. O tipo…

2 horas ago

Suspensão temporária de serviços relacionados a tributos municipais

Medida se faz necessária devido a inconsistências identificadas no sistema de Dívida Ativa A Prefeitura…

5 horas ago

Alistamento Feminino Voluntário atrai 6.613 mulheres nos dois primeiros dias

Brasília (DF) – 6.613 mulheres se alistaram voluntariamente nos dias 1º e 2 de janeiro de…

5 horas ago

Inscrições para programa de estágio da BRK encerram dia 10

São 29 vagas para atuação em unidades da empresa nos estados de São Paulo, Rio…

6 horas ago

Arteris Intervias não tem fatalidades em Operação de Fim de Ano

A concessionária registrou a passagem de quase 1 milhão de veículos no trecho administrado 06…

7 horas ago