Brasil, Estados Unidos e mais 81 nações anunciaram nesta segunda-feira (18) a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma coalizão com o objetivo de erradicar esses problemas no mundo até 2030.
A aliança foi oficialmente lançada durante o encontro de líderes do G20, que começou nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro. O propósito da iniciativa é desenvolver e financiar políticas para combater a fome e a pobreza, adaptando-as às características regionais de cada área do globo.
O grupo é composto por 81 países dos cinco continentes, nove instituições financeiras internacionais e 31 ONGs, tanto do Brasil quanto de outros países, além da União Europeia e da União Africana. Brasil e Bangladesh foram os primeiros a aderir à iniciativa, junto a países como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.
O governo brasileiro informou que desempenhou um papel de liderança na formação da estrutura da aliança ao longo deste ano, por meio de uma força-tarefa envolvendo os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e Combate à Fome, das Relações Exteriores e da Fazenda, com apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Brasília também será a sede das primeiras operações da aliança, incluindo a comunicação e aprovação de novos membros. O governo brasileiro ainda não divulgou quais serão as áreas prioritárias de aplicação dos primeiros programas, previstos para começar em 2025.
Entre as ONGs participantes da aliança, estão a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unicef e o Programa Mundial de Alimentos (WFP).
🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…
Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…
Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…
Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…
O programa UniversalizaSP recebeu a adesão de 16 prefeituras da região Central do estado de…
Na tarde desta quinta-feira (17), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando avistaram 02 homens…