MC Marcinho: cantor morreu de falência múltipla de órgãos; entenda
26/08/2023
0 ComentáriosMC Marcinho faleceu aos 45 anos; ele era portador de cardiopatia e doença renal crônica e estava internado desde junho.
MC Marcinho, cantor e compositor, famoso pelos hits “Rap do Solitário”, “Princesa”, “Glamurosa” e “Garota nota 100”, morreu neste sábado (27), aos 45 anos. Segundo boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte do cantor foi falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 27 de junho no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos.
A condição ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Em situações como essa, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.
Há alguns dias, foi divulgado que o cantor estava com uma infecção generalizada. De acordo com a cardiologista e intensivista Stephanie Rizk, da equipe de transplante cardíaco e coração artificial da Rede D’Or e do Hospital Sírio Libanês, o choque séptico pode causar falência múltipla de órgãos.
— A sepse em um paciente com um coração enfraquecido é mais grave ainda — afirma Rizk.
A cardiologista explica que esse tipo de infecção é uma das possíveis complicações em pacientes internados que aguardam um transplante cardíaco.
— Existem diversas complicações que o paciente pode enfrentar até chegar o dia do transplante, como infecção, falência de outros órgãos, desnutrição , sangramento e trombose.
O que é a falência múltipla de órgãos?
No Brasil, cerca de 25% dos pacientes internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) apresentam falência múltipla de órgãos. Além disso, de acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), quanto maior o número de órgãos comprometidos, maior a chance de morte. Se dois órgãos são comprometidos, a mortalidade é de 60%. Se a falência é de três órgãos, a taxa sobe para 85% e no caso de quatro órgãos ou mais é de 100%.
Uma das causas mais comuns da síndrome da falência múltipla de órgãos é a sepse (choque séptico), mas ela também pode ser desencadeada por infecções generalizadas, traumas queimaduras, pancreatite, síndromes de aspiração, doenças autoimunes, eclampsia e envenenamento.
Principais características da falência múltipla de órgãos
A falência múltipla de órgãos normalmente desenvolve-se após um hiato variável de tempo em relação à sua causa original, durante o qual há aparente estabilidade do paciente. Logo em seguida, ela surge de maneira progressiva. A degradação gradativa dos diversos sistemas ocorre à medida que os vários órgãos entram em desequilíbrio funcional.
Os pulmões, os rins, o estômago e o fígado são os órgãos mais afetados, além de lesões cardíacas pós-traumáticas, cerebrais pós-traumáticas, glandulares e intestinais; também alterações do perfil de imunidade e de coagulação.
Há alguns sintomas clínicos que o médico deve observar para diagnosticar um caso de falência múltipla de órgãos, como a temperatura corporal estar acima de 38°C ou menor que 36°C, frequência cardíaca maior de 90 batimentos por minuto e o aumento ou redução significativos no número de leucócitos (células brancas) no sangue.
Saúde de MC Marcinho
MC Marcinho era portador de cardiopatia e doença renal crônica. Ele precisava um transplante de coração, mas havia sido inativado recentemente na lista de espera por um órgão devido a uma infecção.
Durante a internação do cantor, os médicos realizaram diversos procedimentos para tentar melhorar sua saúde, como a implantação de um coração artificial de média permanência e uso da ECMO, uma espécie de pulmão artificial externo. O dispositivo também podem auxiliar na função do coração.
Fonte O Globo
Deixe um comentário
Cancelar resposta?