Mês de novembro foi marcado por ações voltadas à Consciência Negra
12/12/2022
0 ComentáriosOrganização dos momentos se deu por meio de parceria entre as Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Educação e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Dia Nacional da Consciência Negra é rememorado no Brasil em 20 de novembro e. Por ser formalizado nacionalmente em 2011 como data comemorativa, as Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Educação. Em parceria com o Comprir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial), uniram-se para realizar ciclo de palestras e atividades. Com a presença de alunos do período noturno das Unidades Educacionais EMEFM Mário Borelli Thomaz (rede municipal) e EE Washington Luiz (rede estadual). Além de contar com a presença de profissionais da Educação e do público em geral.
A programação teve início no dia 8 de novembro e decorreu até o dia 26 deste mesmo mês. Dentre as atividades realizadas ocorreram palestra sobre a prevenção contra a violência racial; políticas de ações afirmativas para negros; educação antirracista. Com a participação do Grupo Pastoral Afro Brasileiro (PAB); leitura contextualizada do livro “O avesso da pele”, de Jéferson Tenório; e, para finalizar. Nos dias 25 e 26 ocorreram atividades ligadas à expressão cultural e esporte afro-brasileiro com a apresentação da Capoeira Angola.
A Secretaria de Educação esteve representada pelos coordenadores pedagógicos Danusa Marin dos Santos (Educação Infantil – Pré-Escola), Gilson Mariano Nery (Ciências Humanas), Joseli Fortunato da Silva (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), Marcos dos Santos Silva (Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio) e Laíssa Yanna Silva dos Santos Figueredo, psicopedagoga da Seduc.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?