Moção de aplauso homenageia médicos pelo seu dia
Vereador Pedro Melo discursa sobre sua moção

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18/10), o vereador Pedro Melo (PSL) apresentou a Moção de Aplauso nº 28/2021 endereçada à Secretaria Municipal de Saúde, ao Hospital Dona Balbina e à Associação dos Médicos do Hospital Dona Balbina (Assomed/H.D.B.), para que todos os médicos recebam o reconhecimento de toda à sociedade ferreirense, parabenizando-os pela comemoração do Dia do Médico celebrado na data.

Sobre a moção, o parlamentar falou durante a votação. “Essa moção foi feita com o intuito apenas de estimular a todos os médicos a se manterem centrados no que é fazer uma medicina da melhor qualidade possível, não importando as dificuldades técnicas e operacionais para realizá-la”, declarou Pedro Melo, que também é médico.

“Eu quero dar a todos os médicos de Porto Ferreira meus sinceros parabéns, sem referir nomes, por todo o esforço realizado dentro da ciência médica, levando em consideração o estudo de uma doença nova pandêmica, ou seja, que atinge todo mundo e está em nosso país desde o 21 de fevereiro de 2020, domingo de carnaval”, ressaltou o vereador sobre a importância dos médicos no enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Para ele, cada profissional médico teve a sua atuação desafiada durante todo esse período. “Dentro de sua especialidade ou não, mas, acima de tudo, zelando e transmitindo amor ao próximo, sempre no intuito de salvar vidas. Agiram na melhor maneira possível, lutando contra esse vírus com taxa de mortalidade pequena, porém com alto grau de disseminação entre os seres humanos.”

Pedro Melo ressaltou o momento de ineditismo dentro da medicina. “A verdade é que nessa situação, que o mundo todo não presenciava desde o início do século passado, houveram erros e acertos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Anvisa, do Governo Federal, do Governo Estadual, do Governo Municipal, em todos os países do mundo.”

Sobre a atuação do SUS frente à pandemia, o vereador afirmou que, apesar de ter recebido verbas, houve falhas. “Existe verbas que podem ser apresentadas para uso do SUS como veículo de solução de saúde pública, daqueles que não têm condições financeiras de pagar particular ou mesmo um convênio médico”, pontuou.

Finalizando seu discurso, Pedro Melo voltou a parabenizar os médicos. “Colegas médicos, que nesse 18 de outubro, Dia de São Lucas, recebamos todas as bençãos e orações para que possamos, sobre a luz divina, exercer nossa profissão com amor, carinho, atenção a todos, indiscriminadamente, dentro do princípio básico da ética médica. Parabéns a todos os médicos ferreirenses e de todo o Brasil”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alan João (PSD), também parabenizou os médicos. “Em nome do nosso vereador, Pedro Melo, que é médico e representa aqui também a classe dos médicos, gostaria de parabenizar todos os médicos do nosso município pelo trabalho que realizam diariamente e, principalmente, durante a pandemia.”

Alan João relembrou que alguns médicos foram homenageados na sessão solene de entrega do título de cidadão ferreirense e da medalha de mérito “29 de Julho”. “Nós tivemos também dois médicos homenageados naquele dia. Meus parabéns a todos os meus amigos médicos e todos aqueles que desempenham essa função tão importante na nossa sociedade”, finalizou o presidente.

A moção foi aprovada por todos os vereadores presentes, constando a ausência do vereador Élcio Arruda (MDB).

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira