Ocorrências da GCM: prisão de autor de furto, porte de drogas e curso sobre gestão e comando

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Porto Ferreira, vinculada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, destaca algumas ocorrências efetuadas na última semana.

Confira:

Recuperação de moto furtada e prisão do autor

Na madrugada da última sexta-feira (15/10), por volta da 1h40, a equipe composta pelo coordenador GCM 2ª CL Ronny e GCM 3ª CL Maicon estava em patrulhamento pela rua Lázaro José de Araújo, no bairro Santa Cruz, quando deparou com um indivíduo dormindo dentro de uma camionete. O veículo estava em reforma defronte a uma oficina, e atrás da camionete havia uma moto.

Diante da situação, o indivíduo foi abordado e, indagado, declarou que estava ali somente descansando. Sobre a moto, confessou ter furtado a mesma na cidade de Pirassununga para vir visitar sua ex-mulher, furto comprovado por meio de pesquisa pelo sistema Infoseg.

Diante da confissão, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido ao Pronto-Socorro para exame de corpo de delito e, posteriormente, até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial tomou ciência dos fatos, ratificando a voz de prisão.

O indivíduo foi recolhido à Cadeia Pública da cidade de São Carlos, onde permaneceria à disposição da Justiça e a motocicleta foi apreendida ao pátio até a devolução ao seu proprietário.

Apreensão de drogas

Release 1065-2021 - Droga apreendida

Na noite do dia 14/10, por volta da meia-noite, a equipe composta pelo coordenador GCM 2ª CL Nonato, GCM 2ª CL Dresler e GCM 2ª CL Bernardo, quando em patrulhamento pelo bairro Jardim Anésia, próximo à passarela, foi avistado um veículo VW Golf de cor prata com dois ocupantes.

Estes, ao perceberem a presença da viatura, esboçaram atitude suspeita. De imediato foi efetuada a abordagem, sendo que se tratava de um casal. Após busca pessoal foi localizada com o condutor uma porção de substância análoga ao crack, e em revista ao veículo foram localizadas mais 6 porções da mesma substância, e um cachimbo artesanal. O indivíduo, indagado sobre o entorpecente, declarou a equipe ser usuário, e que seria para seu consumo. Com a acompanhante, nada de ilícito foi encontrado.

Diante do exposto, o casal e todo material foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial tomou ciência dos fatos, apreendeu o entorpecente e o cachimbo e elaborou boletim de ocorrência para providências posteriores. O casal liberado.

Curso de gestão e liderança

O comandante da Guarda Civil Municipal, Adilson Santos de Souza, participou de palestras entre os dias 13 e 16 de outubro, que tratavam de estudos aplicados em liderança, gestão e comando, realizado pelo Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos