Pediatra Matheus Rodrigues ministra palestra sobre a importância da triagem neonatal e o teste do pezinho
Pediatra Matheus Rodrigues

A convite do Rotary Club que celebra neste mês a temática da Saúde-Materno Infantil, o pediatra e endocrinologista Matheus Rodrigues apresentou na noite de quinta-feira, 22, uma palestra sobre a triagem neonatal e o teste do pezinho, um conjunto de exames realizado entre o 3º e 7º dia de vida do bebê.

O médico destacou a importância do acompanhamento médico no neonatal, o histórico do exame no país e também nos benefícios do diagnóstico precoce de diversas doenças preveníveis por meio do teste. Para a integrante do clube local, a também pediatra Suely Reis “nos últimos 30 anos estamos vendo sucessivas transformações que diminuíram a mortalidade materna e infantil, reduziram doenças evitáveis através das vacinas, e após sucessivas campanhas vemos aumentar a adesão à amamentação em todas as classes sociais”, explica.

Ainda de acordo com a pediatra, "a saúde materna também apresentou progressos importantes, principalmente com a criação do SUS, onde o acompanhamento pré-natal, com exames laboratoriais, ultrassonográficos passaram a ser oferecidos a todas as gestantes. Assim, doenças como sífilis podem ser evitadas. A Sociedade Brasileira de Pediatria cobra continuamente de nossos órgãos públicos, cobertura vacinal mais ampla, com melhores esclarecimentos e divulgação. Quanto mais informados, vamos progredindo e lutando por nossos direitos”. E conclui afirmando que a palestra ministrada pelo colega de profissão, foi “brilhante e muito didática”.

Segundo o médico, “o Programa de Triagem Neonatal visa garantir que todas as crianças em território nacional tenham acesso ao teste do pezinho através do Sistema Único de Saúde. Agradeço a equipe do Rotary de Porto Ferreira-SP pela incrível experiência de debater um tema tão importante em saúde pública. Diagnóstico Precoce salva vidas”, destaca.

Confira a palestra completa clicando aqui.

Por Felipe Lamellas
Jornalista (UNESP, 2020)