Os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm até o fim de janeiro para quitar seus débitos com a Receita Federal e evitar serem retirados do regime do Simples Nacional.
14/01/2025
0 ComentáriosCerca de 1,8 milhão de empresas cadastradas no Simples Nacional foram notificadas pela Receita para regularizar suas dívidas, mas aproximadamente 1,5 milhão ainda não resolveram a situação.
Os empreendedores que não regularizarem as pendências poderão ser removidos do regime especial de tributação.
O Simples Nacional é um sistema simplificado de recolhimento de impostos que engloba seis tributos federais. Criado em 2006, ele oferece uma carga tributária reduzida para empresas de pequeno porte, com o objetivo de facilitar o pagamento de impostos.
As empresas receberam a notificação por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN), com o termo de exclusão do Simples Nacional.
De acordo com a Receita Federal, aproximadamente 1,1 milhão de MEIs e 750 mil micro e pequenas empresas ainda possuem valores significativos a serem regularizados, somando dívidas de R$ 26,7 bilhões.
Quem recebeu o termo de exclusão tem um prazo de 30 dias, após a visualização do documento, para quitar os débitos à vista ou de forma parcelada.
Caso queira contestar o termo, o empreendedor pode enviar um pedido ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, via protocolo online.
FONTE: G1
Deixe um comentário
Cancelar resposta?