Pão congelado: estratégia pode ter impacto no ‘índice glicêmico’, mas efeito na dieta é limitado; entenda

Pão congelado: estratégia pode ter impacto no ‘índice glicêmico’, mas efeito na dieta é limitado; entenda

Congelar o pão pode reduzir o índice glicêmico, mas não tem efeito significativo na perda de peso. Especialistas explicam que, ao passar por um processo de congelamento, o amido presente no pão é transformado em amido resistente, que é mais difícil de ser digerido pelo corpo. Embora isso possa ajudar a evitar picos de insulina e reduzir o índice glicêmico, os benefícios são limitados.

A formação de amido resistente, que ocorre ao resfriar o pão, torna a digestão mais lenta e evita que o açúcar seja liberado rapidamente no sangue. No entanto, os estudos sobre os efeitos desse processo são poucos e não demonstram mudanças significativas a ponto de transformar o pão em um alimento de baixo índice glicêmico.

A redução da glicemia pode ser mais evidente em pães ricos em fibras ou grãos, mas congelar o pão não é uma estratégia eficaz para emagrecimento. Especialistas destacam que, mesmo com a formação de amido resistente, congelar alimentos não altera seu valor calórico. A perda de peso depende de um balanço calórico e de uma dieta equilibrada.

Para quem deseja melhorar a qualidade nutricional do pão, a recomendação é optar por pães integrais e combiná-los com alimentos ricos em proteínas magras, o que pode ajudar a diminuir o índice glicêmico e proporcionar mais benefícios à saúde.

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa