Pirassununga e Porto Ferreira têm adesão à vacina bivalente contra Covid abaixo da média nacional

Pirassununga e Porto Ferreira têm adesão à vacina bivalente contra Covid abaixo da média nacional

Em Pirassununga, 12,23% dos adultos tomaram a dose e, em Porto Ferreira, 12,20%. País tem 14% de adesão. Medo de reações e fake news podem explicar baixa procura por imunização.

Pirassununga e Porto Ferreira (SP) estão com adesão à vacina bivalente contra Covid-19 abaixo da média nacional.

Em Pirassununga, 12,23% dos adultos tomaram a dose e, em Porto Ferreira, 12,20%. A média nacional está em 14%, segundo o Ministério da Saúde.

A vacina bivalente protege contra variantes da Covid-19, entre elas a ômicron, principal tipo do vírus que circula atualmente.

Baixa adesão na região

Na região, as maiores cidades apresentam números um pouco acima da média nacional, mas ainda abaixo do esperado, que é 90% do público-alvo, que são adultos a partir de 18 anos que já tenham recebido pelo menos duas doses da vacina contra o coronavírus.

O imunizante está disponível nos postos de saúde há quase três meses. São Carlos tem um estoque de mais de 3 mil doses, tendo vacinado 25,24% dos adultos.

Em Araraquara, o índice está em 21,33%. Já em Rio Claro 25,24%.

Motivos para a baixa adesão

Para a chefe de seção da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Denise Braga, alguns fatores explicam a baixa procura pela vacina.

Ela reforça que a bivalente reduz os riscos de formas graves da Covid e que os testes comprovaram a eficácia e segurança da vacina. “Ela é bastante eficaz e tem dados científicos trazidos com propriedade”, disse.

No segundo semestre, o Ministério da Saúde deverá liberar dinheiro para os estados fazerem planejamentos mais direcionados pra atrair as pessoas para as salas de vacinação.

“A Covid-19 ainda é a doença infecciosa que mais mata e hospitaliza as pessoas. Ela ainda é um problema de saúde pública e, por isso, nós precisamos continuar vacinando, principalmente as pessoas que correm mais o risco de adoecer”, explicou o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníceis Eder Gatti.

Fonte EPTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa