Em Pirassununga, 12,23% dos adultos tomaram a dose e, em Porto Ferreira, 12,20%. País tem 14% de adesão. Medo de reações e fake news podem explicar baixa procura por imunização.
Pirassununga e Porto Ferreira (SP) estão com adesão à vacina bivalente contra Covid-19 abaixo da média nacional.
Em Pirassununga, 12,23% dos adultos tomaram a dose e, em Porto Ferreira, 12,20%. A média nacional está em 14%, segundo o Ministério da Saúde.
A vacina bivalente protege contra variantes da Covid-19, entre elas a ômicron, principal tipo do vírus que circula atualmente.
Na região, as maiores cidades apresentam números um pouco acima da média nacional, mas ainda abaixo do esperado, que é 90% do público-alvo, que são adultos a partir de 18 anos que já tenham recebido pelo menos duas doses da vacina contra o coronavírus.
O imunizante está disponível nos postos de saúde há quase três meses. São Carlos tem um estoque de mais de 3 mil doses, tendo vacinado 25,24% dos adultos.
Em Araraquara, o índice está em 21,33%. Já em Rio Claro 25,24%.
Para a chefe de seção da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Denise Braga, alguns fatores explicam a baixa procura pela vacina.
Ela reforça que a bivalente reduz os riscos de formas graves da Covid e que os testes comprovaram a eficácia e segurança da vacina. “Ela é bastante eficaz e tem dados científicos trazidos com propriedade”, disse.
No segundo semestre, o Ministério da Saúde deverá liberar dinheiro para os estados fazerem planejamentos mais direcionados pra atrair as pessoas para as salas de vacinação.
“A Covid-19 ainda é a doença infecciosa que mais mata e hospitaliza as pessoas. Ela ainda é um problema de saúde pública e, por isso, nós precisamos continuar vacinando, principalmente as pessoas que correm mais o risco de adoecer”, explicou o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníceis Eder Gatti.
Fonte EPTV
Na noite do último sábado(08), uma equipe da GCM realizava patrulhamento pelo bairro, quando ao…
Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…
Sejam bem-vindos a mais um programa E TV, no programa de hoje vamos falar sobre…
Desequilíbrio causado pela introdução de novas espécies no local pode explicar o maior número de…
Mudança ocorre em razão do Decreto de Contingência Nº 3046/2025 A Secretaria de Meio Ambiente…
Mais de 1.200 Casos Positivos de Dengue Confirmados em Porto Ferreira A Secretaria de Saúde…