Pirassununga lidera em queda de raios na região; saiba como prevenir prejuízos e acidentes

Pirassununga lidera em queda de raios na região; saiba como prevenir prejuízos e acidentes

O número de quedas em janeiro também é o maior desde 2021 no município. Entre os motivos está a umidade vinda da Amazônia e do oceano Atlântico.

Pirassununga (SP) lidera em número de queda de raios em janeiro deste ano entre as 42 cidades da região de cobertura, segundo levantamento de Eletricidade Atmosférica.

O número também é o maior desde 2021. A quantidade grande se reflete em prejuízos com aparelhos eletrônicos e riscos de acidentes. (veja abaixo como prevenir).

Queda de raios em janeiro em Pirassununga:

  • 2023: queda de 9.703 raios
  • 2022: queda de 7.105 raios
  • 2021: queda de 6.624 raios

Além do medo quando começa a chover forte, o aposentado Levino Lima também toma vários cuidados. “Tem que ficar quietinho dentro de casa. Eu desligo até os aparelhos da tomada, porque você não sabe onde o raio vai cair”, disse.

Ainda segundo o grupo Elat, 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa e 80% em áreas abertas.

Prejuízos com eletrônicos

O técnico em eletrônica Wanley Eduardo Lopes fatura com consertos de televisores nesta época do ano em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV
O técnico em eletrônica Wanley Eduardo Lopes fatura com consertos de televisores nesta época do ano em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV

Nesse período do ano, o movimento em uma loja que conserta televisões cresce cerca de 15%. “A maior parte dos usuários deixa a TV desligada só no standby. Vai dormir, desliga pelo controle e é quando acontece esse problema”, disse o técnico em eletrônica Wanley Eduardo Lopes.

Quando o raio entra pela rede elétrica da casa, normalmente é danificada uma placa que funciona como a fonte da televisão.

Em algumas TVs é necessário trocar a placa inteira, mas muitas vezes queima apenas um dos componentes.

Já quando o raio entra pela antena costuma queimar a placa principal, aonde fica o processador que comanda várias funções da TV. Essa é mais difícil de arrumar e muitas vezes não compensa.

“Se você usa um filtro de linha, você desconecta ele da tomada ou desliga num interruptor. Você corta a corrente que vai para o aparelho. Se você não tem esse recurso, você tira a tomada da televisão e, se possível, desconecta a antena. Se fizer tudo isso, seguramente não vai perder nenhum aparelho de televisão”, destacou o técnico.

Como pedir ressarcimento

As concessionárias de energia elétrica tem políticas de ressarcimento em caso de aparelhos queimados por raios.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte G1

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa