O Governo Federal anualmente autoriza o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP, confirmado para 2024. Para ter acesso ao benefício, que pode atingir o valor de até um salário mínimo, é necessário observar as seguintes regras de retirada.
Tanto quanto o pagamento, tradicionalmente liberado no ano subsequente ao ano-base, sofreu atrasos devido à pandemia da Covid-19. Atualmente, o benefício é concedido com dois anos de defasagem. Portanto, em 2024, o abono será destinado aos trabalhadores que estiveram em atividade formal durante 2022.
Assim como para acessar os benefícios, é imprescindível que o trabalhador atenda a certos critérios: ter recebido até dois salários mínimos e manter seus dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Desse modo os depósitos do PIS, destinados aos trabalhadores com carteira assinada e distribuídos pela Caixa, começam no mês de aniversário do trabalhador. No caso do PASEP, pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos, federais, estaduais ou municipais, o pagamento é feito de acordo com o número de inscrição do trabalhador.
Trabalhadores que possuem conta corrente nos bancos mencionados receberão os pagamentos diretamente em suas contas. Para os não correntistas, a Caixa realizará depósitos em poupança social digital, que podem ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem.
No caso dos trabalhadores associados ao PASEP e que não possuem conta no Banco do Brasil, poderão efetuar transferências nos terminais de autoatendimento ou pelo portal eletrônico do banco.
Para o PIS:
Para o PASEP:
Portanto a nova tabela do abono salarial para o PIS/PASEP em 2024, considerando o salário mínimo de R$ 1.412, apresenta os seguintes valores, conforme a duração do período trabalhado:
Fonte Naressi
Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…
Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…
Barão Beer é uma Choperia com Circuito Gastronômico, Bebidas, Porções, Chopp, diversos Pratos Gastronômico e sempre…
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Luiz Antonio Borges (Luizão), aos 75 anos, na cidade…
Mudanças na superfície, na cor, na espessura e na textura podem sugerir falta de vitaminas,…
🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…