Por que óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidades em preparações culinárias?
30/11/2022
0 ComentáriosSão ingredientes que não substituem alimentos in natura ou minimamente processados, mas agregam sabor aos pratos.
que deixa uma comida saborosa são as suas camadas de sabores estruturadas por bons ingredientes, preferencialmente in natura ou minimamente processados. Cada um deles vai exercer um papel: alguns servem para temperar, valorizando o que cada alimento tem de melhor. Outros para ajudar no cozimento ou ainda ser o protagonista do prato. Como numa orquestra, cada um funciona de uma forma para obter o resultado final: uma refeição caseira, nutritiva e saborosa. Uma pitadinha de sal, por exemplo, é capaz de realçar o sabor de qualquer alimento, até mesmo os doces.
Conforme explica o Guia Alimentar para a População Brasileira, óleos vegetais (como os de soja, milho, girassol ou oliva), gorduras (como a manteiga e a banha de porco ), sal e açúcar são produtos fabricados pela indústria a partir da extração de substâncias presentes em alimentos in natura ou, no caso do sal, presentes na natureza.
Os três são ingredientes raramente consumidos isoladamente. Isso porque eles são usados pelas pessoas em boa parte das preparações culinárias para temperar e cozinhar alimentos in natura ou minimamente processados. O uso desses ingredientes possibilita a criação de preparações variadas, valorizando os sabores naturais de cada alimento
Riscos do excesso
Utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, esses ingredientes contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que ela fique nutricionalmente desbalanceada. Entretanto, o impacto desses ingredientes sobre a qualidade da alimentação dependerá da quantidade utilizada nas preparações culinárias.
De acordo com o Guia Alimentar, o consumo exagerado de óleos, gorduras, sal e açúcar pode ser prejudicial à saúde. O consumo excessivo de sódio e de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças cardiovasculares, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas.
Pesquisas comprovaram que o consumo excessivo do sódio contido no sal pode provocar doenças como insuficiência renal, Acidente Vascular Cerebral (AVC, ou derrame) e hipertensão. Além disso, óleos, gorduras e açúcar têm elevada quantidade de calorias por grama. Óleos e gorduras têm 6 vezes mais calorias por grama do que grãos cozidos e 20 vezes mais do que legumes e verduras após cozimento. O açúcar tem 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.
Mas, utilizados com moderação e apropriadamente combinados com alimentos in natura ou minimamente processados, permitem a criação de preparações culinárias variadas, saborosas e ainda nutricionalmente balanceadas.
Sobre o Guia Alimentar do Ministério da Saúde
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros e brasileiras! Ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Acesse agora para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida.
Fonte Ministério da Saúde
Deixe um comentário
Cancelar resposta?