Porto Ferreira confirmou mais de 200 casos de dengue na última semana
19/06/2024
0 ComentáriosMês de maio foi o que registrou maior número de casos até agora: 775
Dados atualizados nesta quarta-feira (19/06) pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde mostram que Porto Ferreira confirmou mais de 200 casos de dengue na última semana.
No último dia 12 de junho, eram 1.653 casos confirmados no ano de 2024. Hoje, são 1.870 – um aumento de 217 casos. Até agora, o mês de maio foi o que teve maior número de positivos, com 775, seguido do mês de abril, com 578. Em junho, até agora, são 212 casos. Porém, ainda existem 167 suspeitas aguardando resultado.
Também foram registradas duas mortes por dengue este ano, nos meses de março e maio, e um caso de chikungunya, em março.
A Seção de Controle de Vetores reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A principal medida é eliminar água parada.
Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.
Vacinação
Desde segunda-feira (17/06) teve início em Porto Ferreira a vacinação contra a dengue. Nesta etapa, o imunizante está sendo destinado a jovens entre 10 e 14 anos de idade e o esquema vacinal é composto de duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas, sendo que para se vacinar a criança ou adolescente não pode ter tido a doença nos últimos 6 meses.
As Unidades de Saúde que fazem a aplicação são: Unidade da Criança (Centro), Alto da Serra D’água, Paschoal Salzano, Anésia, Porto Bello e Cristo Redentor.
A Secretaria do Estado da Saúde (SES) enviou 788 doses para o município. A ampliação do leque de municípios que passam a contar com a vacina se deu pela necessidade de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença, principal objetivo da imunização. A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, na Alemanha, induz resposta imunológica para os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A aplicação da dose será por livre demanda, ou seja, não é preciso agendamento prévio. Podem ser vacinados crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias e para receber a dose devem estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos e apresentar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o cartão SUS.
Após a vacinação, a equipe de Saúde indicará a data para retorno e finalização do esquema vacinal. É preciso que esse intervalo de três meses seja respeitado para que a efetividade da vacina seja a maior possível.
Informações: Unidade da Criança – telefone (19) 3585-1634.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?