Disputa aconteceu no sábado (11) na cidade de Nova Odessa; vencedores concorreram na modalidade trajeto de obstáculos
Pelo segundo ano consecutivo Porto Ferreira se destacou na etapa nacional da Olimpíada de Robótica. Realizada na cidade de Nova Odessa (SP), a disputa envolveu cerca de 1,5 mil alunos de mais de 50 escolas dos municípios de Porto Ferreira, Leme, Cajuru, Santo Antônio da Alegria, Descalvado, Limeira, Piracicaba, Campinas, entre outros. Os alunos ferreirenses trouxeram os troféus de 2º e 3º lugares na modalidade trajeto de obstáculos.
A Olimpíada de Robótica marca a culminância dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas aulas de robótica da rede municipal de ensino, proporcionando aos educandos e educadores estímulos para o desenvolvimento de habilidades contempladas no Plano Nacional de Educação. Cinco alunos ferreirenses se classificaram na etapa regional, realizada na cidade de Leme (SP) e disputaram a fase nacional.
Emerson Mikael da Silva Dantas, aluno do 3º ano da Emef Wladimir Salzano (Vila Maria), conquistou o 2º lugar e Lucas Henrique Borba Borro, aluno do 3º ano da Emef Professora Noraide Mariano (Jardim Primavera), ficou com o 3º lugar.
“Cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal de Porto Ferreira participaram da etapa local da Olimpíada de Robótica, competindo nas modalidades de basquete júnior e trajeto de obstáculos. E a vitória na etapa nacional demonstra que nossos alunos estão absorvendo os conteúdos ministrados durante as aulas de robótica, que fazem parte da grade curricular”, afirmou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Joseli Fortunato.
Em 2022, Porto Ferreira já havia conquistado quatro medalhas na etapa nacional, realizada em Brasília (DF): 2º, 3º e 5º lugar na modalidade trajeto de obstáculos e 5º lugar na modalidade futebol. O modelo de olimpíada adotado oferece uma atividade lúdica e desafiadora que reúne prática e aprendizado, valorizando o trabalho em grupo, cooperação, pesquisa e tomada de decisões.
“Com as aulas de robótica educacional buscamos melhorar a qualidade do ensino público municipal ofertado aos alunos através da tecnologia e de novas habilidades. A tecnologia utilizada para a o ensino da robótica é uma tendência mundial e já ocupa espaço de destaque na vida dos alunos”, completou o coordenador pedagógico da área de Inovação e Tecnologia, João Marco Salvador.
Robótica educacional
As aulas de Robótica são ofertadas aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de toda a rede municipal de ensino desde o ano letivo de 2022. As aulas são contextualizadas com outras áreas do conhecimento, abrangidas pelo Currículo Paulista, oferecendo momentos lúdicos e desafiadores, possibilitando a ampliação do desenvolvimento do raciocínio lógico e contribuindo para a assimilação e melhor entendimento dos assuntos abordados nas diversas disciplinas.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea…
Prefeito e secretário fizeram vistoria e anunciaram medida para solução do problema O prefeito André…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Alzira da Silva, com 86 anos de idade…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Sebastião Alves Borges (Tião sorriso), com 80 anos…
Secretária de Saúde, Nayara Carreira, e o prefeito André Braga durante anúncio das equipes Serão…
Ato simboliza compromisso do chefe do Executivo com a cidadania e o fortalecimento das responsabilidades…