Iniciativa do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila busca incentivar boas práticas na gestão pública; veja ranking das cidades da região.
O município de Porto Ferreira foi selecionado como finalista da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa, que está em sua quarta edição, é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
Todos os 5.570 municípios do Brasil são automaticamente inscritos conforme a segmentação populacional: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local. Para a premiação deste ano, para efeito de definição dos vencedores, será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024.
A partir de 16 de junho serão realizados os eventos de premiação estadual. Em julho, uma cerimônia em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.
Dados
De acordo com a o IGMA, Porto Ferreira tem como nota geral 68,10, o que o coloca como município desenvolvido. Assim, está na 380º colocação entre os 5.570 municípios brasileiros; em 189º lugar entre as 645 cidades paulistas; em 13º entre os 49 municípios da mesorregião de Campinas; e em 1º, entre os quatro municípios da microrregião de Pirassununga.
Na tabela evolucional, Porto Ferreira se destaca por ter avançado ou mantido sua avaliação em comparação ao ano anterior.
Veja abaixo:
Veja os resultados de cidades da região, no comparativo estadual (645 cidades):
68ª) São Carlos
189ª) Porto Ferreira
210ª) Tambaú
212ª) Araras
261ª) Leme
263ª) Santa Rita do Passa Quatro
321ª) Casa Branca
333ª) Aguaí
363ª) Santa Cruz da Conceição
373ª) Santa Cruz das Palmeiras
514ª) Descalvado
528º) Pirassununga
566ª) Analândia
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
A Feira Livre Fepasa todas quartas-feiras e domingos.
Quatro vereadores foram reeleitos, dois retornam ao Poder Legislativo e cinco estreiam nesta Legislatura. Os…
Em dois anos, gestão paulista investiu R$ 434 milhões em despoluição e desassoreamento por meio…
🎉Estamos abertos! 🎉 É com muita alegria que anunciamos que a Drogaria São Paulo Porto…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. José Geraldo Baccarin (Baccarin), com 62 anos de…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Paulo Dezani, com 89 anos de idade na…