Porto Ferreira em alerta: Controle de Vetores divulga nova pesquisa sobre larvas do mosquito da dengue
27/04/2023
0 ComentáriosForam encontrados muitos recipientes com água parada e larvas em imóveis residenciais.
Após realizada a segunda pesquisa de densidade larvária no município, após o trabalho dos agentes de combate a endemias, constatou-se que o índice de infestação predial (IP) está em 2,75%, enquanto o índice de Breteau (IB) é de 3,23%.
Sabe o que isso significa? Que foram encontrados muitos recipientes com água e larvas do mosquito Aedes aegypti em imóveis residenciais, em recipientes como pratos de plantas, pneus, garrafas retornáveis e, principalmente, bebedouro de animais.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela, se reproduz em água parada e para combatê-lo é importante tomar medidas preventivas, eliminando criadouros deste mosquito. Isso inclui evitar acúmulo de água em recipientes, limpar regularmente calhas, higienizar os bebedouros de animais, manter piscinas tratadas, entre outras medidas.
A dengue pode causar sintomas graves, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de complicações que podem levar a óbito. Por isso, é importante buscar atendimento médico assim que surgirem os sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a evitar complicações mais graves da doença.
Lembre-se de que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos, e é importante que trabalhemos juntos na prevenção desta doença.
Com a colaboração da população, podemos reduzir o número de casos e proteger a saúde de nossa cidade.
Índice Predial: 2,75% – indica que para a quantidade de imóveis pesquisados, 2,75% apresentaram recipientes com amostras positivas para Aedes aegypti.
Índice de Breteau: 3,23% – indica que para a quantidade de recipientes vistoriados, 3,23% apresentaram positividade para Aedes aegypti.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?