Notícias

Porto Ferreira inicia vacinação contra a dengue para público de 10 a 14 anos de idade

Município já registrou mais de 1,6 mil casos desde o início do ano e duas mortes

A partir de segunda-feira (17/06) tem início em Porto Ferreira a vacinação contra a dengue. Nesta etapa, o imunizante é destinado a jovens entre 10 e 14 anos de idade e o esquema vacinal é composto de duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas, sendo que para se vacinar a criança ou adolescente não pode ter tido a doença nos últimos 6 meses.

Na segunda-feira a vacinação vai ser feita apenas na Unidade da Criança, no Centro. A partir de terça-feira, também será aplicada nas Unidades dos bairros: Alto da Serra D’água, Paschoal Salzano, Anésia, Porto Bello e Cristo Redentor.

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) enviou 788 doses para o município nesta quinta-feira (13/06) que, prontamente, começou a distribuição para as Unidades de Saúde e a definição da estratégia de vacinação.

A ampliação do leque de municípios que passam a contar com a vacina se deu pela necessidade de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença, principal objetivo da imunização. A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, na Alemanha, induz resposta imunológica para os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

A aplicação da dose será por livre demanda, ou seja, não é preciso agendamento prévio. Podem ser vacinados crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias e para receber a dose devem estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos e apresentar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o cartão SUS.

Após a vacinação, a equipe de Saúde indicará a data para retorno e finalização do esquema vacinal. É preciso que esse intervalo de três meses seja respeitado para que a efetividade da vacina seja a maior possível.

Informações: Unidade da Criança – telefone (19) 3585-1634.

Combate à dengue

A Secretaria de Saúde reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A vacina é uma das estratégias de combate à dengue, mas é importante destacar que a principal medida é eliminar água parada.

Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

Desde o início de 2024, Porto Ferreira já mais de 1,6 mil casos de dengue e dois óbitos pela doença.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. Por isso, além da vacina, a principal medida de prevenção é eliminar recipientes e locais com água parada que possam se tornar o criadouro do mosquito.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e…

2 horas ago

La Fornalha Pizzaria 20/04/2025

A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…

2 horas ago

Tulha Bar 20/04/2025

Tulha Bar é um ambiente alegre e descontraído para momentos de lazer. Ideal para se…

3 horas ago

Faleceu dia 20/04/2025 – O Sr. José Roberto da Silva (Nêgo)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. José Roberto da Silva (Nêgo), aos 67 anos,…

3 horas ago

Comemoração Especial Marca os 70 Anos de Dona Terezinha

Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…

24 horas ago

Lanchonete Dogs.com 19/04/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

1 dia ago