Notícias

Porto Ferreira vai implantar o Programa Muralha Paulista no combate à criminalidade

Anúncio foi feito pelo prefeito nesta quarta-feira; sistema faz reconhecimento por meio de câmeras.

O prefeito Rômulo Rippa, acompanhado pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Valdemir Guimarães Dias, anunciou nesta quarta-feira (24/04) que o município de Porto Ferreira implantará o Programa Muralha Paulista, no combate à criminalidade.

“Acabo de sair de uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a implantação do Programa Muralha Paulista em nossa cidade. Mais um avanço tecnológico que garantirá maior segurança a nossa população. Agradeço ao deputado estadual Major Mecca pelo apoio nessa ação”, disse o prefeito.

Com a adesão do município, as centenas de câmeras de monitoramento da Central de Inteligência e Videomonitoramento instaladas na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana estarão integradas no fluxo de dados em tempo real do sistema nacional de inteligência com as bases Prodesp, Detecta e Cortex. O objetivo é aprimorar o combate à criminalidade e reduzir os índices de ocorrências.

O sistema integrado de fluxo de dados permite trabalhar com inteligência da informação utilizando câmeras de monitoramento privada ou pública, como um sensor que gera informação. O Programa Muralha Paulista utiliza das informações geradas pelas câmeras e após organizá-las em um ambiente de nuvem, por meio de Inteligência Artificial, o Estado usa esses dados para prever comportamentos criminosos e determinadas ameaças.

Desta forma, um carro roubado na Bahia, por exemplo, é imediatamente identificado quando passar pelo cinturão de câmeras de Porto Ferreira. Atualmente, esse cinturão de segurança abrange pontos estratégicos, prédios públicos e em breve, de forma gradativa, estará nas entradas e saídas e principais rotas de passagem, segundo o prefeito.

O sistema ainda permite acesso instantâneo a registros criminais, ocorrências de pessoas desaparecidas, emissão de alertas de leituras de placas de veículos, reconhecimento facial, análise de crimes recorrentes e veículos suspeitos. Outro benefício é o acesso ao banco de dados nacional Base Cortex e ao Sistema Detecta – do qual Porto Ferreira já é conveniado.

“O suporte tecnológico será fundamental para que as forças de segurança da cidade, como a GCM, PM e Polícia Civil, possam aprimorar a sua atuação, que tem como objetivo principal restringir a mobilidade criminosa e, com isso, prevenir e controlar a criminalidade”, afirmou Rômulo.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Priscila

Recent Posts

Presidente sanciona lei que torna exame para Fibrodisplasia Ossificante obrigatório para recém-nascidos

Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea…

5 horas ago

Falta de muro de arrimo compromete estrutura da Secretaria de Segurança; município licitará obra

Prefeito e secretário fizeram vistoria e anunciaram medida para solução do problema O prefeito André…

10 horas ago

Faleceu dia 09/01/2025 – Sra. Alzira da Silva

Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Alzira da Silva, com 86 anos de idade…

12 horas ago

Faleceu dia 09/01/2025 – Sr. Sebastião Alves Borges (Tião sorriso)

Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Sebastião Alves Borges (Tião sorriso), com 80 anos…

13 horas ago

Dengue: rede de Atenção Básica terá três novas equipes para suprir demanda por atendimentos e desafogar o PS

Secretária de Saúde, Nayara Carreira, e o prefeito André Braga durante anúncio das equipes Serão…

14 horas ago

Prefeito é empossado como presidente da Junta de Serviço Militar de Porto Ferreira

Ato simboliza compromisso do chefe do Executivo com a cidadania e o fortalecimento das responsabilidades…

14 horas ago