Notícias

Primavera começa nesta quinta-feira e dá início ao plantio das principais culturas de verão

A previsão para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Com a chegada da Primavera no Hemisfério Sul na próxima quinta-feira (22) e o crescente aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão. Segundo o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os meses de outubro a dezembro. Que indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

A previsão indica, ainda, maior probabilidade de chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar

Segundo o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) poderão ocorrer durante a primavera. Com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, no estado do Acre e em Rondônia. Já na Região Sul, poderão ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM). Que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas (raios) e eventual granizo. 

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2022 às 22h04 e termina no dia 21 de dezembro às 18h48. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. 

Impactos na safra 2022/2023

No Brasil Central, o prognóstico climático aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro. O que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão. 

Já na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão de chuvas abaixo da média pode impactar o início da safra de grãos nessas áreas. Entretanto, os acúmulos de chuva que têm ocorrido na Região Sul desde a segunda quinzena de agosto. Têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da região. O que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos, caso ocorram chuvas abaixo da média. 

No Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O início da safra de verão pode ser marcado por chuvas dentro ou acima da média climatológica, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Essas chuvas serão responsáveis pela elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins. Favorecendo o estabelecimento e as fases inicias das culturas agrícolas.   

Prognóstico Climático para o Período Outubro, Novembro e Dezembro/2022

Na região Norte, a previsão climática para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte. Principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.  

No Nordeste, a previsão do Inmet para a primavera indica que haverá o predomínio de chuvas acima da climatologia em grande parte da região. Assim como na Região Norte, a continuidade das chuvas na Região Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa. 

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste. Exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso. Onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre. 

Também na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média em grande parte da região. No sul de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média. 

Já na Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da climatologia em toda a região, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social do Inmet

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e…

10 horas ago

La Fornalha Pizzaria 20/04/2025

A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…

10 horas ago

Tulha Bar 20/04/2025

Tulha Bar é um ambiente alegre e descontraído para momentos de lazer. Ideal para se…

11 horas ago

Faleceu dia 20/04/2025 – O Sr. José Roberto da Silva (Nêgo)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. José Roberto da Silva (Nêgo), aos 67 anos,…

11 horas ago

Comemoração Especial Marca os 70 Anos de Dona Terezinha

Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…

1 dia ago

Lanchonete Dogs.com 19/04/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

1 dia ago