Programa Remédio em Casa já conta com 230 pessoas cadastradas e distribuiu mais de 105 mil unidades
26/12/2023
0 ComentáriosAdesão maior foi de moradores das regiões central e leste da cidade
No último dia 17 de dezembro o programa Remédio em Casa, promovido pela Farmácia Municipal, em apoio com a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, completou 5 meses de funcionamento com números expressivos.
O programa começou com 33 pacientes cadastrados, em julho, e hoje conta com 230, um amento de 718%.
O projeto atua em 39 bairros da cidade, tendo maior adesão na região Central (39%), seguido pela região Leste (24%), Norte (17%), Oeste (8%), Sul (6%) e Sudeste (6%).
O Remédio em Casa, uma proposta que constava do plano de governo do segundo mandato do prefeito Rômulo Rippa, já fez um total de 866 entregas, sendo distribuídas 105.171 unidades fracionadas.
Como funciona?
O programa destina-se exclusivamente aos pacientes em acompanhamento nas Unidades de Saúde do SUS.
O programa, como diz o nome, consiste na entrega mensal de medicamentos prescritos por médico da Rede SUS para os idosos acima de 70 anos em suas residências. Assim, integrantes deste grupo não precisam se deslocar até a Farmácia Municipal, garantindo-lhes uma maior comodidade e continuidade no tratamento de sua patologia, de forma eficaz.
Os usuários atendidos pelo programa são aqueles que fazem uso de medicações contínua para tratamento de diversas patologias crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, hipotireoidismo, osteoporose, dentre outras.
Os medicamentos fornecidos são os constantes da Remume (Relação Municipal de Medicamentos) e Furp (Fundação para o Remédio Popular). Do total de 200 medicamentos constantes destes programas, 100 deles são elegíveis para a entrega. A Farmácia esclarece que os medicamentos de substâncias de controle especial, de curto período de uso (não contínuo) ou de geladeira não são elegíveis para a entrega.
As medicações são entregues mensalmente, como ocorre a dispensação na Farmácia Municipal, por funcionário da Prefeitura, mediante contra recibo.
Todas as medicações vão com posologia marcada para evitar dúvidas ao usuário, data da dispensação/entrega, data da próxima entrega e aviso de vencimento da receita para paciente.
Os interessados que quiserem ser inseridos no programa Remédio em Casa deverão comparecer à Farmácia Municipal, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, localizada na rua Coronel João Procópio, 870, Centro, ao lado do CEM Ambulatório Médico Dr. Américo Montenegro, com os seguintes documentos:
- Cartão SUS
- Receita médica atualizada prescrita por médico do SUS
- Comprovante de endereço
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?