Projeto Olhos da Serra promove pedágio ambiental no dia 19/08

Projeto Olhos da Serra promove pedágio ambiental no dia 19/08

Evento que ocorre em Jundiaí (SP) faz parte da segunda fase do projeto e visa conscientizar visitantes e moradores sobre a necessidade de preservação da Serra do Japi

O projeto Olhos da Serra realiza sábado (19/08), a partir das 9h, em frente ao Cream (Centro de Referência de Educação Ambiental), em Jundiaí, um pedágio ambiental. A atividade intensifica a comunicação com moradores e visitantes e compartilha informações sobre a necessidade de preservação da Serra do Japi.

Com a finalidade de conscientizar a comunidade sobre a relevância ambiental da área, que é uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo, a iniciativa integra a segunda etapa do Olhos da Serra, realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Fundação Serra do Japi, e patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.

No pedágio, serão entregues materiais informativos sobre a Serra do Japi, folders em papel semente, mencionando os parceiros do projeto e as curiosidades do território, e lixinho para os carros.

“A atividade pretende sensibilizar os moradores e visitantes da Serra do Japi quanto à importância da área para o balanço hídrico regional, além de sua relevância para a fauna e flora, como também, sobre a necessidade de preservação e manutenção constantes devido à sua relevância ambiental”, afirma Eduardo Paniguel, gestor do Olhos da Serra.

“A preservação do Japi é uma premissa”, destaca Hanah Traldi, presidente da Associação Amigos de Bairro de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), também participante do projeto. “Neste lugar, o silêncio nos faz ver e escutar os pássaros e os animais”, diz. Segundo ela, atitudes simples, como não deixar lixo na área da Serra do Japi, demonstram cuidado com o meio ambiente.

Com a realização do pedágio ambiental no projeto Olhos da Serra, Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, acredita ser possível informar sobre atitudes corretas que contribuem para preservar o território.

“Muitas vezes não sabemos por que um morador destinou lixo de forma incorreta, ou removeu espécies de maneira equivocada. Em muitas situações, a pessoa tem uma conduta errônea por falta de conhecimento”, ressalta. “Por isso, o trabalho de informação com o pedágio ambiental é tão importante.”

Além da realização do pedágio ambiental, Paniguel reforça que, também no dia 19/08, o projeto Olhos da Serra vai receber no Cream proprietários de áreas na Serra do Japi interessados em obter investimentos ambientais em propriedade para modelo de saneamento rural. Na internet, é possível se cadastrar em https://bit.ly/olhosdaserra-cadastro.

SERVIÇO

Pedágio ambiental

Sábado (19/08), das 9h às 12h

Em frente ao Cream Jundiaí – Av. Atílio Gobo, 4.600, Santa Clara – Jundiaí (SP)

Projeto Olhos da Serra

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total no projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza. O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5). Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”. O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, Brasil, na Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, no Panamá, Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações visite www.coca-colafemsa.com

fonte: Beatriz Scariot
beatriz@mxpcomunicacao.com
(19) 99910-2299

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