Em seu período menstrual, uma participante do reality show afirmou que não poderia usar o tampão por ainda ser virgem
Durante uma tarde ensolarada no BBB 24, a participante Beatriz lamentou não poder curtir a piscina, já que estava em seu período menstrual. Ao ouvir as queixas da sister, um outro participante aconselhou que ela usasse um absorvente interno. No entanto, por ser virgem, a confinada afirmou que não poderia.
Mas, afinal, existe alguma contraindicação para o uso do tampão? De acordo com médica ginecologista e obstetra Mariana Rosário, o uso do absorvente interno não afeta o hímen. “A membrana tem uma perfuração central na qual passa o sangue menstrual. Existe essa abertura e, teoricamente, o absorvente interno passa por ela sem romper o hímen totalmente.
A especialista ainda complementa que, nestes casos, o recomendado é que a mulher utilize a versão mini do tampão.
No entanto, já o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli afirma que o uso do absorvente interno deve ser evitado por mulheres virgens. “Não é recomendado o uso, até porque, como ainda existe um hímen, você pode ter uma ruptura e, consequentemente, causar um sangramento“, explica.
Ainda que defenda o uso liberado, Mariana explica que é necessário que a paciente use corretamente o absorvente íntimo. “Se for uma menina muito jovem, às vezes, ela nem sabe o que está acontecendo ali, vai ficar isso na cabeça dela ‘eu perdi a virgindade pelo absorvente’. Agora, uma paciente mais adolescente, que tenha já mais traquejo e já tenha ido ao ginecologista, ela conseguirá usar com mais tranquilidade”.
Nos últimos anos, o coletor menstrual se tornou uma ótima opção para a substituição dos absorventes descartáveis. Da mesma forma que o tampão, o coletor precisa ser inserido no canal vaginal.
De acordo com Domingos Mantelli, a opção também não é recomendada para mulheres virgens. “Porque você não vai conseguir inserir, estando com o hímen íntegro, ou seja, se a mulher é virgem, o recomendado é realmente o absorvente externo”, garante.
Por sua vez, Mariana defende que o uso depende da manipulação correta do coletor. “Ele é bem maior. Por mais que faça a dobra certa, ele ainda fica maior do que o absorvente interno. Mas existem pacientes que conseguem utilizar”
A médica ainda reforça que, caso a mulher não saiba utilizar de forma correta ambos os métodos de contensão menstrual, sendo virgem, o mais indicado é que procure por outra opção.
Fonte CNN
Projeto aprovado também prevê aumento de 70 reais no auxílio alimentação; confira o que os…
Ao todo são 10 mil vagas no Estado em cursos superiores no segundo semestre Estudantes…
No último domingo, dia 06, nossa cidade foi palco de um grande evento esportivo que…
Médico destaca importância de diagnóstico precoce e tratamento adequado O câncer é uma das principais causas…
A concessionária faz seleção de candidatos residentes dos municípios de Araras, Casa Branca, Santa Cruz…