Agressivo e desafiador: câncer de fígado é tema da Jornada Científica 2023

Agressivo e desafiador: câncer de fígado é tema da Jornada Científica 2023

Evento organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas será realizado no dia 27/04 e recebe o apoio do Grupo SOnHe

Campinas/SP: A sobrevida no tratamento do câncer de fígado é um dos grandes desafios enfrentados por médicos e pacientes. O chamado carcinoma hepatocelular, também conhecido como CHC, é um tipo de câncer bastante agressivo, sendo a terceira maior causa de morte no mundo. Geralmente, os sintomas aparecem quando o tumor está em fase avançada. “O rastreio da doença nem sempre é feito de forma adequada nos pacientes com cirrose, o que dificulta ainda mais o tratamento”, explica André Sasse, coordenador do departamento de oncologia da SMCC e CEO do Grupo SOnHe. A imunoterapia, realizada quando a cirurgia não é viável, tem apresentado resultados positivos e a expectativa é que ainda esse ano seja aprovada uma nova opção de tratamento, combinada à imunoterapia.

Redefinir a jornada do paciente com câncer de fígado é o objetivo da Jornada Científica 2023, organizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, que recebe o apoio do Grupo SOnHe. O evento, marcado para o dia 27/04, às 19h15, na sede social da SMCC, tem como objetivo discutir questões ligadas ao rastreamento, diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer que representa 5% de todos os tumores registrados no mundo. O câncer de fígado é o 5º mais frequente entre os homens e o 7º entre as mulheres. No Brasil, a incidência desse tumor é pequena, mas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Os principais fatores de risco estão ligados à infecção pelo vírus das Hepatites B e C, à cirrose provocada pelo consumo excessivo de álcool e o acúmulo de gordura no fígado. Em Campinas, esse tipo de câncer representa 3,2% das ocorrências registradas na população masculina.

Um dos pontos que a Jornada Científica pretende abordar está relacionado ao tratamento do CHC. David Cunha, oncologista que lidera o evento e 2º secretário do departamento de cancerologia da SMCC, explica que os avanços recentes no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de fígado são fundamentais para garantir mais confiança aos pacientes. “Um exemplo disso é o tratamento com radioembolização, voltado para os pacientes com tumor restrito ao fígado, sem possibilidade de cirurgia foi incluído no ano passado no rol da ANS”, reforça Cunha.

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Radium Instituto de Oncologia e Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, e na Santa Casa de Valinhos.  O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 13 especialistas sendo cinco deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.

Serviço:

Agressivo e desafiador: câncer de fígado é tema da Jornada Científica 2023

Data: 27/04/23

Horário: 19h15

Local: SMCC – Rua Delfino Cintra, 63 – Centro – Campinas/SP

Inscrições: http://www.l1nq.com/Q9mBg

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa