Requerimento pede informações sobre Centro de Referência para Atendimento ao Autista
16/05/2023
0 ComentáriosVereador Élcio Arruda fez a matéria por conhecer as dificuldades das pessoas com transtorno do espectro autista
O vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou o Requerimento nº 259/2023 solicitando informações sobre a criação do Centro de Referência para Atendimento ao Autista, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (08/05).
O primeiro a comentar sobre o requerimento foi o vereador João Lázaro (PSDB). “Quero parabenizar o vereador Élcio Arruda pelo requerimento e dizer também que, no ano passado, fiz a mesma solicitação e tive uma reunião com o senhor prefeito, inclusive o Marcelo Ozelim (Progressista) estava junto.”
Além de apresentar a ideia para o prefeito, João Lázaro também solicitou ao ex-deputado federal Vanderlei Macris uma verba de R$ 500 mil. “Infelizmente, caso os senhores não saibam, o meu deputado perdeu as eleições, então fica difícil conseguir esse recurso, mas eu parabenizo o Élcio”, ressaltou.
O valor seria destinado a adaptar algum local para receber o Centro ou até mesmo construir. “O prefeito Rômulo disse que esse recurso não seria o suficiente, que precisaríamos de um pouco mais. E eu sei que o Élcio tem o seu deputado Alex Manente, que muito trouxe recurso para Porto Ferreira”, concluiu.
O autor da matéria, vereador Élcio Arruda, agradeceu as palavras do vereador João Lázaro. “Sei que o senhor também é um defensor, assim como o Marcelo Ozelim e toda a Casa de Leis, que sempre estão lutando em prol das pessoas com deficiência”, iniciou.
Élcio Arruda contou que sendo fisioterapeuta há 20 anos conhece as dificuldades que as pessoas com transtorno do espectro autista passam. “E esse centro de referência vai proporcionar mais atenção às pessoas não só com autismo, mas com Síndrome de Down e outras patologias que poderiam ser assistidas nesses centros de referência.”
Segundo o parlamentar, o Governo Federal tem disponibilizado recursos para viabilizar tanto a instalação quanto a manutenção desses centros. “Às vezes trazemos um centro desses com boas intenções e depois os municípios, principalmente de médio e pequeno porte, não conseguem manter. Tenho visto que algumas cidades da região têm instalado esses centros de referência”, detalhou.
Além do requerimento, Élcio Arruda pretende também elaborar um anteprojeto de lei. “Para que nós consigamos trazer esse centro de referência, como eu já disse, não só pra pessoa com autismo mas também nas mais variadas patologias.”
Com o objetivo de viabilizar, o vereador disse que irá procurar o deputado federal Alex Manente. “Como João disse, é um parceiro de Porto Ferreira e eu tenho certeza que estará nos apoiando, não só com o envio de recurso, mas também articulando via Governo Federal e via Governo do Estado para que a gente consiga realmente disponibilizar um centro desse que dará muito mais conforto e qualidade nos atendimentos a toda a população.”
Finalizando, Élcio Arruda acredita que o prefeito estará apoiando a ideia. “É uma preocupação do prefeito Rômulo Rippa, como o João já disse, então espero que ele retome juntamente conosco pra que consigamos trazer um centro de referência desse para Porto Ferreira.”
O presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), comentou sobre o tema. “Primeiramente parabenizar o vereador Élcio pela apresentação da matéria, eu também estive reunido no sábado com assessor de um deputado e uma das pautas era sobre a questão do autismo. Nós estamos acompanhando que a cada dia que passa mais crianças vem sendo diagnosticada com autismo.”
Segundo o presidente, o prefeito Rômulo Rippa tem investido nesta questão. “Eu gostaria de antemão parabenizar o prefeito Rômulo Rippa e a Secretaria de Educação, pois estive lá com a vereadora Priscila (Franco, PSDB) para falar com a secretária de Educação, professora Maria Cecília, e eu não sabia do tamanho do investimento que a Prefeitura já está fazendo para atendimento dos autistas aqui na cidade.”
A Prefeitura fez um convênio com a APAE no valor de mais de R$ 4 milhões anuais. “É um investimento nos profissionais que estão desenvolvendo essas atividades. Foram contratados mais de 100 profissionais pela APAE de nosso município. Inclusive eu comentei com assessor do deputado e ele disse que aqui na região ele não conhece nenhuma cidade que tenha feito esse investimento”, finalizou.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para que o Executivo Municipal forneça as informações solicitadas dentro do prazo regimental.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira
Deixe um comentário
Cancelar resposta?