Temporais provocaram a morte de 3 pessoas e deixaram quase 6 mil desabrigados.
Cinco tornados atingiram o estado de Santa Catarina no mês de novembro, de acordo com informações da Defesa Civil. O primeiro ocorreu no dia 06, em Cunha Por, na região oeste do estado.
O segundo ocorreu no dia 11 em Tubarão, no Litoral Sul. O terceiro foi registrado no dia 16 em Itá, no meio-oeste, e o quarto, no dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.
Na madrugada de sábado (18), por volta das 02h00 (horário local), um forte temporal com características de supercélula provocou um tornado no Litoral Sul catarinense, com muitos danos registrados em Balneário Gaivota e Sombrio.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal esteve associado à formação de uma frente fria, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica, sistemas que favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina entre a sexta-feira (17) e o sábado (18).
Super células são fortes tempestades que apresentam rotação, ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.
Os principais danos se referem ao destelhamento parcial e total de residências e galpões, assim como a quebra de árvores.
De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 67 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Três pessoas morreram em consequência dos temporais.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), quase 6 mil pessoas estão desabrigadas e o número de desalojados ainda está sendo contabilizado.
Fonte CNN
Mudanças na superfície, na cor, na espessura e na textura podem sugerir falta de vitaminas,…
🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…
Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…
Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…
Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…
O programa UniversalizaSP recebeu a adesão de 16 prefeituras da região Central do estado de…