Sarna humana: dermatologista explica sintomas, tratamento e como evitar a doença
07/12/2023
0 ComentáriosConhecida como escabiose, doença é uma infestação que provoca coceira intensa na pele.
A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma infestação causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que provoca coceira intensa na pele.
A doença cutânea infecciosa é transmitida por meio do contato direto com uma pessoa infectada ou com objetos e roupas contaminados, explicou o médico dermatologista Sérgio Delort, de Araraquara (SP).
A doença
- O que é: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.
- A transmissão: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados.
- O tratamento: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar roupas.
Primeiros sinais ⚠️
Segundo o dermatologista, é importante identificar os primeiros sinais da sarna, que se caracteriza principalmente por uma coceira noturna.
De acordo com o dermatologista, as áreas de dobra do corpo, como axila, virilha, abdome inferior e coxa são as mais característica do acometimento da escabiose.
“Nos homens é a região genital e nas mulheres a auréola mamária. Então, então coceira noturna nesses lugares já pensar em sarna, principalmente se tiver mais do que um membro da família com pruído. Nas crianças esse pruído pode ser mais generalizado acometendo até o rosto”, disse.
Tratamento 💊
O médico explicou que o tratamento é feito com medicações com alta resolutividade. A escabiose é uma doença que dá em todas as épocas do ano, mas tem uma maior incidência no inverno, quando as pessoas usam mais roupas.
“Aí a chance de se contaminar com roupas emprestadas são maiores, um sofá, uma cama dividida, então a gente vê mais casos com mais frequência no inverno. Mas sem dúvida é uma doença que não tem essa sazonalidade”, disse o especialista.
Fonte EPTV
Deixe um comentário
Cancelar resposta?