Objetos de aprendizagem têm material alinhado com a BNCC; instituições interessadas podem entrar em contato pelo (16) 3362-1820 para agendar
O Sebrae-SP está expandindo suas ações de educação empreendedora para as escolas de Porto Ferreira e convida as instituições de ensino para participarem da próxima iniciativa, que visa celebrar o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro.
Com um portfólio de soluções educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e subsidiadas pelo Sebrae-SP, a abordagem vai além da sala de aula e propõe atividades que estimulam os estudantes do ensino fundamental a refletirem sobre o impacto positivo que pequenas ações podem promover, tornando o seu entorno um lugar mais agradável com atitudes de cordialidade, respeito às diferenças e empatia.
“Práticas como ser gentil com o colega de classe, auxiliar o professor, cuidar das plantas e lapidar o olhar para as pessoas à sua volta, podem trazer valores significativos que inspiram e se tornam exemplo”, comenta a gerente regional do Sebrae-SP, Ariane Canellas.
A data comemorativa foi instituída oficialmente no ano 2000, inspirada por um grupo de pessoas que havia se reunido em Tóquio, no Japão, alguns anos antes, formando o World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza), a fim de incentivar ações solidárias e altruístas em um esforço coletivo para construir um mundo mais compassivo e harmonioso.
O objetivo da ação promovida pelo escritório do Sebrae-SP é desenvolver habilidades como criatividade, inovação e pensamento crítico, ajudando os jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias para que possam promover uma transformação na sociedade.
O Sebrae-SP disponibilizará conteúdos para promover atividades lúdicas que estimulem habilidades relacionadas à BNCC, como empatia, cooperação, autoconhecimento, autocuidado e cidadania.
“Por meio de atividades simples como roda de conversa, tempestade de ideias, mural da gentileza ou calendário da gentileza, que propõe estabelecer uma ação nobre para cada dia da semana, fazemos um convite à reflexão sobre como ser gentil em diversos momentos pode transformar o dia de alguém”, ressalta Ariane.
As atividades, que integram o programa de Educação Empreendedora do Sebrae-SP, já foram estabelecidas para cerca de 2.000 alunos da região. “Estamos trabalhando numa busca ativa para apresentar essa prática a diretores de escolas e representantes de Secretarias Municipais de Educação, mas também estamos de portas abertas para que esses públicos nos procurem a fim de estabelecermos parcerias”, complementa.
Educação Empreendedora
Construído há quase duas décadas pensando em colaborar com o preparo de jovens para as cidades do futuro, o programa de Educação Empreendedora do Sebrae-SP contribui com o desenvolvimento de comportamentos empreendedores junto a estudantes, educadores e gestores educacionais.
O projeto inclui desde ações rápidas até aulas mais extensas, proporcionando uma experiência completa e integrada ao cotidiano escolar. “Nossa equipe pode ir até a escola e explicar as possibilidades de aplicação dessa atividade, que conta com um portfólio completo de recursos e atividades, incluindo oficinas temáticas e 37 objetos de aprendizagem, além de um material adaptado ao Ensino Fundamental, feito com gibis, que facilita a abordagem do empreendedorismo de forma lúdica e interativa”, explica Ariane.
Segundo ela, o Sebrae-SP acredita que empreender vai muito além de abrir um negócio. Empreender é sobre desenvolver habilidades como criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência e a capacidade de agir, capacitando jovens e crianças para se tornarem líderes de suas vidas e contribuírem para suas comunidades. “A educação empreendedora não se limita à sala de aula; ela ecoa na vida familiar, já que muitos pais empreendem sem saber, e quando os filhos levam o assunto para casa, os benefícios refletem em toda a família”, relata.
Segundo ela, o Sebrae acredita que empreender vai muito além de abrir um negócio. Empreender é sobre desenvolver habilidades como criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência e a capacidade de agir, capacitando jovens e crianças para se tornarem líderes de suas vidas e contribuírem para suas comunidades. “A educação empreendedora não se limita à sala de aula; ela ecoa na vida familiar, já que muitos pais empreendem sem saber, e quando os filhos levam o assunto para casa, os benefícios refletem em toda a família”, relata.
A iniciativa é uma mobilização para construir uma sociedade melhor, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e preparar os jovens para o futuro, seja como empresários ou profissionais no mercado de trabalho.
Prefeituras e escolas interessadas em aderir aos programas de Educação Empreendedora do Sebrae-SP podem entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1820. Há muitas atividades breves que podem ser realizadas ainda neste ano.
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Maria de Sousa de Jesus, com 60 anos…
Vencimento da parcela total ou da primeira parcela será no próximo dia 28 de fevereiro…
A Prefeitura de Porto Ferreira informa que a partir desta terça-feira (07/01) alguns serviços relacionados…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Antônio Batiferro, com 70 anos de idade na…
O Governo de SP avança no incentivo à produção e o uso de veículos menos poluentes…