Com 56 mil habitantes, o município de Porto Ferreira recebeu, nesta quarta-feira (06/03), a quarta unidade do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) “Elizete do Perpétuo Socorro de Sá”. A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, do prefeito da cidade, Rômulo Luís de Lima Ripa, e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mileni Maria Arantes Varisi. Foram investidos R$ 175 mil para implantação do equipamento.
“Um novo CRAS é mais do que uma construção física. É nosso compromisso com o bem-estar e a inclusão social da comunidade; é a garantia de apoio e acolhimento a quem mais precisa. A ampliação dessa rede de atendimento é bem-vinda, e um investimento mais que necessário”, afirmou Gilberto Nascimento.
O CRAS é uma parte essencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada para muitas políticas públicas as quais a população tem direito. É através dos CRAS, por exemplo, que as pessoas podem se cadastrar no CadÚnico para ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência e desenvolvimento social, seja dos governos federal, estadual ou municipal.
Homenagem
O quarto CRAS de porto Ferreira leva o nome de Elizete do Perpétuo Socorro de Sá como homenagem a uma mulher que foi símbolo de amor e acolhimento às pessoas em vulnerabilidade social. Mesmo enfrentando problemas de saúde, iniciou, em 2016, um projeto para ajudar a população em situação de rua e famílias vulneráveis. Em 15 de novembro de 2018, Elizete faleceu deixando um legado de amor ao próximo. Sua família assumiu o projeto, transformando-o na ONG Nossa Casa Elizete de Sá.
Biografia da homenageada
Elizete do Perpétuo Socorro de Sá, filha de Josino Antônio de Sá e Amelinda Caetano de Sá, nasceu em Coronel Fabriciano (MG), no dia 12 de abril de 1965.
Era a quarta filha de uma família de sete irmãos (Vera, Wanderley, Eliana, Elizete, Luzia, Carlos e Edson). Embora nascida em Coronel Fabriciano, passou sua infância e juventude em outras cidades também do Estado de Minas Gerais.
Em busca de novas oportunidades e desafios, em março de 1978 mudou-se com a família para Porto Ferreira. A mudança foi importante e significativa para todos.
Apesar dos desafios, estudou e concluiu o magistério e, em seguida, o curso de inglês, tornando-se professora. Sua força de vontade e persistência lhe renderam outra conquista: em 1993, na cidade de Casa Branca (SP), foi sócia proprietária de uma escola de inglês.
Em 2013, já debilitada por conta de um grave problema de saúde, diminuiu radicalmente o ritmo de atividades e trabalho.
Ainda assim, em 25 de julho de 2016, um sonho ganhou forma. Iniciou um projeto para ajudar pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, documentação, medicação, alimentação e distribuição de alimentos, calçados, médicos, dentistas e internação em clínicas.
Elizete faleceu em 15 de novembro de 2018. Seu exemplo, dedicação e amor ao próximo prova que o amor sempre encontra um caminho. Vai além das palavras e se transforma em ação.
A família Sá assumiu o projeto e, hoje, a ONG Nossa Casa Elizete de Sá é uma realidade que faz a diferença.
SERVIÇO
Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) “Elizete do Perpétuo Socorro de Sá”.
Endereço: Rua Batista Arnoni, 281, Vila Maria – Porto Ferreira – SP
Horário de atendimento: Das 8h às 17h
A ministra Nísia Trindade (Saúde) durante coletiva de imprensa para detalhar as ações de prevenção…
Auxílio será concedido em parcela única no valor de R$ 60 mil O presidente Luiz…
Cientistas explicam diferenças entre H5N1 e Covid-19, destacando que, apesar da expansão do vírus para…
Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea…
Prefeito e secretário fizeram vistoria e anunciaram medida para solução do problema O prefeito André…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Alzira da Silva, com 86 anos de idade…