Programa Espaço Árvore constatou que, de 2 mil imóveis na região central, apenas 778 possuem algum tipo de árvore ou arbusto plantado
A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria (Semaz) da Prefeitura de Porto Ferreira vai iniciar na segunda quinzena de março mais uma campanha de plantio pelo programa Espaço Árvore.
Desta vez, o procedimento será um pouco diferente, priorizando o plantio em calçadas de imóveis particulares. Por conta disso, a Semaz solicita o apoio dos moradores, principalmente do Centro da cidade, local onde o projeto vai começar a ser implantado.
Em levantamento da arborização urbana, realizado pela Semaz, constatou-se que, de quase 2 mil imóveis avaliados no Centro, apenas 778 deles apresentam algum tipo de árvore ou arbusto plantado.
Esta informação é extremamente preocupante, pois a falha na arborização urbana traz consequências profundas na qualidade de vida dos cidadãos e na saúde do ambiente urbano como um todo. A necessidade de arborizar estes espaços é urgente se quisermos usufruir de uma melhor qualidade de vida nos próximos anos.
Considerando a grande quantidade de cidadãos e o trânsito intenso de veículos, característicos do Centro, a presença de árvores pode ajudar a reduzir os impactos da poluição do ar, melhorando a saúde respiratória de toda a sociedade.
Em um ambiente tão movimentado e agitado como o Centro da cidade, a presença de árvores pode oferecer refúgio e serenidade a todos que passam diariamente por essa área, além de impactar diretamente a sensação térmica tão agravada em virtude das atuais mudanças climáticas.
Diante dos inúmeros benefícios e melhorias que a arborização urbana traz para toda a sociedade, a Semaz entende que a mesma não deve ser vista como opção, mas sim como uma causa urgente que deve ser levada a sério. Deve-se investir no plantio e manutenção de árvores visando o bem-estar e a sustentabilidade a médio e longo prazo de Porto Ferreira.
Pensando nisso, a equipe de meio ambiente inicia mais uma campanha do programa Espaço Árvore. “Começaremos com os plantios pelo coração de nossa cidade a partir da segunda quinzena de março e precisamos e esperamos poder contar com você, munícipe que mora na área central de Porto Ferreira, para apoiar esta nova iniciativa da Semaz, que foi pensada para o futuro de nossa cidade ser mais sustentável, saudável e agradável de se viver”, destacou o secretário Miguel Bragioni.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Maria de Sousa de Jesus, com 60 anos…
Vencimento da parcela total ou da primeira parcela será no próximo dia 28 de fevereiro…
A Prefeitura de Porto Ferreira informa que a partir desta terça-feira (07/01) alguns serviços relacionados…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Antônio Batiferro, com 70 anos de idade na…
O Governo de SP avança no incentivo à produção e o uso de veículos menos poluentes…