Tradição SP traz figura do Saci para escolas e população de Porto Ferreira na próxima semana
21/10/2022
0 ComentáriosAtividades compreendem espetáculos, oficinas, sessões de documentários e exposições sobre o Saci, o folclore e os trabalhos do Jean Gabriel Villin
Entre os dias 25 e 31 de outubro a Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai realizar a atividade “O Saci de Porto Ferreira e o Folclore Regional”. Que foi contemplada pelo edital Tradição SP, do Governo do Estado de São Paulo.
A ação tem como objetivo valorizar e preservar as figuras do Folclore Brasileiro e substituir a comemoração norte-americana do dia 31 de outubro para uma comemoração brasileira.
Além disso, Porto Ferreira tem uma intima ligação com a figura do Saci devido ao ilustrador Jean Gabriel Villin. Que passou a maior parte de sua vida em Porto Ferreira e reinventou a figura folclórica em vários livros de Monteiro Lobato.
A atividade promoverá espetáculos, oficinas, sessões de documentários e exposições sobre o Saci, o folclore e os trabalhos do Jean Gabriel Villin.
Programação:
Espetáculo O Vento do Redamoinho
Dizem que os ventos tem funções diferentes. Alguns carregam as nuvens pelo céu, outros carregam areia pelo deserto e até outros que carregam histórias. Dentre as histórias trazidas pelos ventos, nenhuma delas é tão intrigante quanto as das aventuras de um menino sorridente. Que vive aprontando por aí, mas que no fundo só quer proteger o mundo em que vivemos!
– Dia 25/10 (terça), às 8h30 e 13h30 – Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello).
– Dia 26/10 (quarta), às 8h30 e 13h30 – Emef do Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência).
– Dia 28/10 (sexta), às 19h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
Oficina de Criação | O Teatro de bonecos como recurso pedagógico
Voltado a professores e/ou interessados em artes, a oficina busca oferecer aos alunos um primeiro contato com o universo do teatro de animação. E como os bonecos podem auxiliar o professor em sala de aula estabelecendo uma comunicação mais fluida para o aprendizado. Dividida em duas partes, a oficina conta com uma introdução teórica sobre o teatro de animação e seu vínculo com a criança e a confecção de um boneco simples para um primeiro passo na criação de fantoches de papel. Com Márcio Pontes, da Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos.
Dia 25/10 (terça), às 19h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/zRTtdsm9uq2y7uxTA
30 vagas.
Espetáculo infanto-juvenil “As Tramas de Saci-pererê”
Narram as histórias vividas por Pedrinho (Bruno Prado) e Emília (Lara Costa) aos arredores do Sítio do Pica-pau Amarelo. Na peça teatral, os dois personagens centrais procuram a figura mais travessa do folclore brasileiro, o Saci-pererê, que tramou uma emboscada e deixou ambos perdidos criando um conflito entre eles. Pedrinho culpa Emília por acreditar nas pegadinhas do malicioso menino do gorro vermelho. A partir desse momento, elaboram formas de fazê-lo cair em uma emboscada e pedir desculpas pelos transtornos vividos. A proposta dramatúrgica surge pelo aprofundamento das obras pertencentes ao artista Jean Gabriel Villin, ferreirense que reelaborou a figura do Saci.
Dia 27/10 (quinta), às 8h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
Dia 27/10 (quinta), às 13h30 – EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro).
Oficina Doçuras com Travessuras: Os traços de Villin
Atividade formativa para estudo do traço e pintura que o ilustrador Jean Gabriel Villin usou para redesenhar o personagem folclórico Saci nas grandes obras de Monteiro Lobato.
Dia 31/10 (segunda), às 8h – EE Dr. Djalma Forjaz (Centro).
Dia 31/10 (segunda), às 20h – rua Dona Balbina, 769, 2º andar, Centro – Sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/QETUWkQSoVKHRdrd8
30 vagas.
Exibição do Documentário Somos todos Sacys
Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha, responsáveis pela direção e roteiro do filme, mostram vida, paixão e morte deste mito na tradição oral e as significações que este assumiu nos dias atuais. A figura folclórica do perêrê ultrapassa seu caráter regional a começar pelo título do filme em que o nome do personagem é escrito com “Y” e ganha uma séria de novas interpretações. Em uma metáfora à força da indústria cultural, aqui, um dos principais representantes da cultura regional brasileira, saci, perde espaço, ao mesmo tempo que, corre o risco de incorporar costumes estrangeiros. Sacy, apontando uma globalização burra e devastadora.
Dia 31/10 (segunda):
9h – EE Dr. Djalma Forjaz
19h – Etec Professor Jadyr Salles
19h – Sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira
Exposição Fábrica de Sacis
Exposição “Fábricas de Sacis” é uma produção do artista ferreirense Luiz Jussiani, mais conhecido como Preto, que confecciona diversas esculturas da figura do Saci com materiais recicláveis com o objetivo de perpetuar a cultura do folclore brasileiro e contribuir com a questão ambiental no processo de construção das obras. São 10 peças disponíveis para exposições para todos os dias de atividades.
Todos os dias nos locais das atividades.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?