Vacina contra dengue no SUS: São Carlos, Araraquara e região ficam de fora da distribuição de doses
26/01/2024
0 ComentáriosMinistério da Saúde irá priorizar as grandes cidades com alto índice da doença.
Araraquara, São Carlos (SP) e as outras cidades da região não irão receber a vacina contra a dengue (Qdenga) distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento.
Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou a 1ª lista com cerca de 500 municípios de 16 estados que vão receber o imunizante. A vacinação começa em fevereiro, mas não será ao mesmo tempo para todos os municípios beneficiados.
O governo teve de definir critérios de priorização:
- O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.
- Foram incluídos os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
- Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.
Dengue na região
Brasil registrou explosão no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano: 55.859 casos prováveis e seis mortes, segundo Ministério da Saúde — Foto: GETTY IMAGES via BBC
Na região, cinco municípios possuem mais de 100 mil habitantes – Araraquara, Araras, Leme, Rio Claro e São Carlos -, mas a baixa incidência de dengue neste ano e em 2023 fez com que eles não fossem incluídos na lista para receber a vacina.
Veja como está a situação da dengue em cada uma delas:
- 🦟 Araraquara – neste ano foram já foram registrados 39 casos. Araraquara fechou o ano de 2023 com 797 casos confirmados de dengue e um óbito, ocorrido em maio. Em 2022, foi a quinta na lista de cidades brasileiras com mais casos do Ministério da Saúde, com quase 21 mil casos e 17 mortes.
- 🦟Araras – Apenas um caso de dengue foi confirmado em 2024. No ano passado, foram 61 casos.
- 🦟 Leme – Até outubro de 2023, foram registrados 64 casos.
- 🦟 Rio Claro – Neste ano foram registrados oito casos de dengue. Em 2023, foram 700 casos da doença. A última análise de densidade larvária (ADL), concluída em 19 de janeiro, teve resultado de 1,83, índice que aponta situação de alerta para a doença de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No levantamento anterior, realizado em outubro, o índice foi de 1,42
- 🦟 São Carlos – Em 2024, foram confirmados dois casos de dengue. Em 2023, foram 726 casos e, em 2022, 2.274.
Qdenga
A vacina que será aplicada pelo SUS é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses — 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.
Fonte EPTV
Deixe um comentário
Cancelar resposta?