Ministério da Saúde irá priorizar as grandes cidades com alto índice da doença.
Araraquara, São Carlos (SP) e as outras cidades da região não irão receber a vacina contra a dengue (Qdenga) distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento.
Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou a 1ª lista com cerca de 500 municípios de 16 estados que vão receber o imunizante. A vacinação começa em fevereiro, mas não será ao mesmo tempo para todos os municípios beneficiados.
O governo teve de definir critérios de priorização:
Brasil registrou explosão no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano: 55.859 casos prováveis e seis mortes, segundo Ministério da Saúde — Foto: GETTY IMAGES via BBC
Na região, cinco municípios possuem mais de 100 mil habitantes – Araraquara, Araras, Leme, Rio Claro e São Carlos -, mas a baixa incidência de dengue neste ano e em 2023 fez com que eles não fossem incluídos na lista para receber a vacina.
Veja como está a situação da dengue em cada uma delas:
A vacina que será aplicada pelo SUS é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses — 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.
Fonte EPTV
🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…
Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…
Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…
Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…
O programa UniversalizaSP recebeu a adesão de 16 prefeituras da região Central do estado de…
Na tarde desta quinta-feira (17), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando avistaram 02 homens…