Conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, o Halloween é uma celebração de temas sombrios, realizada todos os anos em 31 de outubro. O termo ‘Halloween’ vem da abreviação de All Hallows’ Eve, que significa ‘véspera de Todos os Santos’, já que ocorre no dia anterior à festa dedicada a esses santos.
Com mais de 3 mil anos de história, o Halloween tem suas raízes na cultura celta, um povo politeísta que venerava vários deuses ligados à natureza e aos animais. Os celtas celebravam o festival de Samhain, que durava três dias e começava em 31 de outubro, marcando o fim do verão e o início do novo ano celta, que começava em 1º de novembro.
Acreditava-se que, durante Samhain, os mortos voltavam à Terra e possuíam os corpos dos vivos. Para se protegerem desses espíritos, as pessoas usavam fantasias e objetos sombrios. Com o tempo, na Idade Média, a Igreja passou a condenar essa celebração, que passou a ser chamada de ‘Dia das Bruxas’.
Na época medieval, curandeiros eram vistos como bruxos por desafiarem os dogmas da Igreja, e muitos foram executados em fogueiras. A fim de reduzir o caráter pagão da festividade, a Igreja alterou o calendário, transferindo o Dia de Todos os Santos para 1º de novembro, antes celebrado em 13 de maio.
Com a colonização da América, especialmente nos Estados Unidos, o Halloween se enraizou na cultura local. E é interessante observar que essa tradição foi transmitida oralmente, sem registros escritos.
Quatro vereadores foram reeleitos, dois retornam ao Poder Legislativo e cinco estreiam nesta Legislatura. Os…
Em dois anos, gestão paulista investiu R$ 434 milhões em despoluição e desassoreamento por meio…
🎉Estamos abertos! 🎉 É com muita alegria que anunciamos que a Drogaria São Paulo Porto…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. José Geraldo Baccarin (Baccarin), com 62 anos de…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Paulo Dezani, com 89 anos de idade na…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Maria de Sousa de Jesus, com 60 anos…