Whey protein é para todo mundo? Veja 5 mitos e verdades sobre o suplemento.
05/11/2024
0 Comentários
Substância é indicada para aumentar o consumo diário de proteínas. Ingestão excessiva do suplemento pode levar ao ganho de peso.
Diferentemente do que muitos ratos de academia podem tentar te fazer acreditar, não, whey protein não é para todo mundo.
E não por não ser seguro ou eficaz, mas por uma razão bem simples: o suplemento tem como objetivo aumentar o consumo de proteína – e boa parte das pessoas consegue a cota diária necessária apenas com uma alimentação balanceada.
Sem dúvida, o whey é democrático. Pode ser recomendado para atletas e não atletas, pessoas saudáveis ou doentes e em qualquer faixa etária. (entenda mais abaixo)
🐮Isso porque o suplemento é produzido a partir da proteína do soro do leite. Assim, na teoria, todas as pessoas que podem consumir lácteos pode ingerir whey.
Apesar de não haver nenhum tipo de proibição para o consumo do suplemento por aqueles que não tenham uma deficiência na ingestão diária de proteínas, o uso do whey nesses casos acaba perdendo a função.
Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), comenta que o consumo do suplemento não é vetado para quem não treina, por exemplo.
“No entanto, o aporte de proteínas necessário para quem não pratica exercício pode perfeitamente ser atingido por meio do consumo de alimentos em uma dieta equilibrada, e essa deve ser sempre a proposta inicial”, analisa.
👉De forma geral, as nutricionistas indicam que o whey é recomendado para os seguintes casos:
- Atletas que precisam de uma quantidade elevada de proteínas para a síntese proteica e ganho de massa muscular.
- Idosos com perda de massa muscular própria do envelhecimento (sarcopenia).
- Adolescentes em fase de crescimento intenso que precisam de maior quantidade de proteínas.
- Pacientes oncológicos em tratamento com perda de massa muscular.
Favero também acrescenta que o suplemento pode ser uma boa alternativa para vegetarianos que não consigam adequar a dieta para atingir a quantidade ideal de proteínas por dia.
🚨Mesmo com a indicação para o consumo nessas situações, as nutricionistas alertam que todos os casos exigem uma orientação adequada para o uso, com acompanhamento médico.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?